quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bernardo Teixeira (aluno da Casa Pia abusado): "Não voltava a apresentar queixa à PJ"


«Bernardo Teixeira, primeiro aluno da Casa Pia abusado no âmbito do escândalo de pedofilia da Casa Pia confessa que se soubesse que iria ser agredido e sequestrado nunca tinha denunciado à PJ abusos sofridos.

Correio da Manhã – O Estado Português mudou o seu nome de baptismo para começar uma vida nova. Não teme que ao expôr a sua identidade com a publicação do livro “Porquê a Mim?” possa ter a sua vida em risco?

Bernardo Teixeira – Sinceramente não penso nas consequências. Acredito que enquanto tiver os holofotes virados para mim, nada de mau me acontece.

É o primeiro aluno abusado da Casa Pia a revelar o rosto. Porque decidiu escrever o livro em que narra os abusos sofridos, a queda na prostituição e nas drogas?

– O principal objectivo é dar a conhecer que estas coisas acontecem. Ocorreu com um aluno da Casa Pia, como podia acontecer com uma outra criança. É importante os pais observarem os filhos. Há que ter uma atenção redobrada.

Hoje voltava a apresentar queixa sabendo que o julgamento dura há vários anos e depois da denúncia viria a ser agredido e sequestrado?

– Não, pela experiência vivida e pelo que me aconteceu depois de apresentar queixa à PJ.

“Porquê a Mim?” é a pergunta que dá o título ao seu livro. Consegue encontrar a resposta?
– Não sou o único e nunca vou ser o único. Não consigo ter resposta para a pergunta.

No livro, sem citar nomes, refere ter sido abusado por um motorista da Casa Pia e por um famoso da televisão, mas este não foi julgado?
– Sobre todo o processo não posso dizer mais nada só espero que a justiça defenda quem tem de ser defendido.
A brutalidade sexual roubo-lhe a adolescência. Refez a sua vida?

– Vou resolvendo, mas há fantasmas que não se apagam.
- Após sofrer abusos por parte do motorista da Casa Pia, procurou apoio na instituição, que não resultou?

- Não fui muito directo, tentei rodear a questão ao não afirmar directamente que tinha sido abusado, mas perante este sinal da minha parte, se calhar houve pouca atenção para comigo.
- Por ausência do seu pai, chegou a pensar que o que o motorista fez consigo fosse normal numa relação de pai e filho. Entende que se houvesse aulas de educação sexual estaria melhor preparado para enfrentar esta situação?
- Sim, tanto essa como as outras questões sexuais que se colocam a um adolescente.
- Que imagem recorda da Casa Pia?

- Como uma instituição que me ajudou muito. Tive todo o apoio para a educação que necessitei.
- E sobre a ex-provedora, Catalina Pestana?

- Defendeu as crianças e sempre esteve ao lado delas. Sempre.
- Que projectos tem para o futuro?

- Pretendo inscrever-me no programa Novas Oportunidades e tirar o curso de meteorologista.
- O livro relata uma relação difícil com os seu pais e familiars. As coisas mudaram após o escândalo da Casa Pia e a publicação agora do livro?

- Houve uma grande aproximação e compreensão de toda a minha família.
- Mesmo do seu pai, que sofre de alcoolismo?

- Este assunto da Casa Pia nunca lhe foi contado. Não tenho contacto com ele, espero que esteja melhor. A relação com o meu pai é das questões mais complicadas de que tenho de falar.
PERFIL
Bernardo Teixeira de 22 anos, foi entregue na Casa Pia aos 11 anos, depois de viver com os pais, com uma ama e uma tia. Viveu na instituição 5 anos. Aos 14 anos viria a sofrer abusos de um motorista da Casa Pia. Recebeu 50 mil euros do Estado em Agosto de 2006 pelo abusos sofridos enquanto aluno da Casa Pia. É testenunha do mega-processo em que acusa o ex-motorista da Casa Pia, Carlos Silvino.»
in CM online, 01-10-2009

1 comentário:

  1. Alguém sabe como posso entrar em contacto com Bernardo Teixeira? Estou a realizar um trabalho académico e gostaria de flhe fazer uma pequena entrevista.

    ResponderEliminar